adsense

Passo a passo - Meia de lã


Com o inverno chegando, e o frio que já está aí, pelo menos aqui em São Paulo tá bem frio 🥶, nada melhor que um pé 👣 bem quentinho, não é mesmo?

Por isso, hoje eu vim mostrar uma receita de meia 🧦  de lã em crochê, super fácil de fazer. E dessa vez, resolvi fazer diferente, vou mostrar passo a passo os pontos usados na meia, para que até quem nunca pegou em uma agulha consiga fazer, e qualquer dúvida, é só deixar nos comentários que eu respondo rapidinho. 

Quer aprender? Então lãs 🧶 e agulhas  nas mãos e vamos começar.

Essa meia é tamanho 37/38, caso queira menor ou maior vou explicando como fazer para fazer uma meia maior ou menor durante o processo.

Para o par de meia é necessário 1 novelo de 100 gr. de lã.

1. Faça 4 correntinhas e fechar com ponto baixíssimo. 

Para fazer a correntinha, faça um anel com a linha, e lace a linha passando dentro do anel, fazendo um laço. Pegue a linha com a agulha e passe dentro da laçada que fez, sua primeira correntinha está pronta, vá passando a linha dentro do ponto que fez anteriormente até o número de correntinha necessária (no nosso caso 4 correntinhas).
Imagem do blog Casa da Vó Maria

Para ilustrar melhor veja esse vídeo da Drikka Mota Diy e Crochê ensinando passo a passo como fazer a correntinha. (pode começar a ver em 4:25)




O ponto baixíssimo é a união, sem uso de laçada, do ponto que está na agulha e o próximo ponto, é só inserir a agulha no próximo ponto (no nosso caso o último ponto da carreira com o primeiro da próxima carreira), pegar a linha e laçar os dois pontos juntos, conforme desenho abaixo.
Imagem do blog Crochê Fácil

Mais vídeo para aprender melhor o ponto baixíssimo.


Voltando a meia.

2. Suba 3 correntinhas e faça 8 ponto alto dentro do círculo e feche com ponto baixíssimo. (não recomendo fazer o anel mágico direto porque, nesse caso, ele tende a abrir com o tempo).

Para fazer o ponto alto, antes de inserir a agulha no próximo ponto, faça uma laçada, aí sim, insira a agulha no próximo ponto, lace o 1º ponto junto com a laçada, sobrará 1 ponto e o ponto que acabou de laçar, lace novamente os dois pontos que sobraram na agulha.

Imagem do site EuroRoma



E mais vídeo para aprender o ponto alto (pode começar a assistir em 1:30)



De volta a meia.

3. Suba 3 correntinhas e faça 2 pontos alto em cada ponto e feche com ponto baixíssimo.

4. Suba 3 correntinhas e faça *2 pontos alto no mesmo ponto e no próximo ponto 1 ponto alto* repetir o que está dentro do * até o final da carreira e feche com ponto baixíssimo.

Na minha meia, nesse ponto mudei da lã azul para a lã rosa.

5. Suba 1 correntinhas e faça 1 pontos baixo em cada ponto e feche com ponto baixíssimo.

Para fazer o ponto baixo é só inserir a agulha no próximo ponto pegar a linha e passar por dentro do 1º ponto, em seguida, pegue a linha novamente e passe por dentro dos dois pontos. 

Imagem do site EuroRoma

Em vídeo no canal da Drikka Mota Diy e Crochê (pode começar a assistir do 1:40).


6. Suba 3 correntinhas e faça 1 ponto alto em cada ponto e feche com ponto baixíssimo.

Repetir 5 e 6 e vai experimentando até cobrir seu pé (no meu caso, tam. 37/38, foram + 17 carreiras, totalizando 23 carreiras).

Calcanhar

Agora vamos fazer a parte do calcanhar da meia. Na minha meia, mudei novamente para a cor azul.

1. Suba 1 correntinhas e faça 1 ponto baixo em cada ponto até completar 15 pontos.

2. Vire o trabalho e faça, novamente 1 ponto baixo em cada ponto.

Faça isso até o tamanho suficiente para seu calcanhar, no meu caso foi um total de 15 carreiras. Arremate. (corte o fio e puxe por dentro da última laçada). Deixe um pedaço de fio de aproximadamente 15 cm para costurar o calcanhar.

Veja esse vídeo do canal JNY Crochê ensinando a arrematar, pode começar a assistir de 1:57, só não faça o ponto baixíssimo, porque nessa carreira, da nossa meia, não estamos fechando com ponto baixíssimo, onde ela diz faça um ponto baixíssimo, entenda como o último ponto baixo.


Dobre a parte do calcanhar (as 15 carreiras) e costure para que feche o calcanhar. Se não sabe como costurar veja esse vídeo da Bianca Schultz. 


Cano

1. Para fazer o cano da meia, faça ponto baixo por toda a volta, começando pelo calcanhar e dando a volta por toda a meia (na minha meia, essa carreira é onde está uma lista em azul na meia).


2. Suba 3 correntinhas, faça 1 ponto alto em cada ponto e quando chegar nas curvas da meia (encontro com o peito do pé), fazer 3 diminuições em ponto alto. Fechar com ponto baixíssimo. (não esquecer de fazer dos lados de cada meia).



Para fazer as 3 diminuições em ponto alto, faça a laçada, insere a agulha no próximo ponto, puxe a linha, passe a linha por dentro dos dois primeiros pontos, ficará dois ponto na agulha, faça outro laçada, insira a agulha no próximo ponto, puxe a linha por dentro do ponto, passe a linha por dentro dos dois primeiros pontos, ficará 3 pontos na agulha, faça a laçada, insira a agulha no próximo ponto, puxe a linha por dentro do ponto, passe a linha por dentro dos dois primeiros pontos, ficará 4 pontos, passe a linha por esses quatro pontos.

Veja nesse vídeo da Kátia - Nó Chic Crochê, só que no vídeo a diminuição é de 2 pontos e no nosso caso é 3, é só fazer um ponto a mais. Pode começar assistindo a partir de 1:30.


3. Subir 1 correntinha e faça 1 ponto baixo em cada ponto, fechar com ponto baixíssimo.

4. Subir 3 correntinhas e faça 1 ponto alto em cada ponto, fechar com ponto baixíssimo.

5. Repetir 3 e 4 por mais 4 carreiras.

6. Suba 3 correntinhas e faça 1 ponto alto em cada ponto (nessa carreira, na minha meia mudei para a cor azul).

7. Suba 3 correntinhas e faça *1 ponto alto e 1 ponto alto  em relevo pela frente* por toda carreira.

O ponto alto em relevo é muito fácil de fazer, mas difícil de explicar, então vamos direto ao vídeo. Só que no vídeo está ensinando com ponto baixo, é só trocar o ponto baixo pelo ponto alto. Pode começar no 2:40



Repita o 7 até o tamanho desejado.

Para o acabamento faça na última carreira, uma carreira de ponto caranguejo, que nada mais é que o ponto baixo para trás.

Veja como fazer no vídeo do Ateliê MariaRê. Pode começar assistir do 1:05


E pronto. Se chegou até aqui é porque conseguiu finalizar suas meias, agora é só vestir e curtir com o pé bem quentinho. Se não conseguiu, ficou com dúvidas, alguma coisa deu errada, é só comentar que vou tentar te ajudar. 😘😘😘😘






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics