adsense

Black Friday 2014


Hoje vou falar um pouco sobre o Black Friday, o que é, como funcional, quando acontece, quais lojas participam, vale a pena esperar o Black Friday para comprar no Brasil? e no Exterior? No Brasil tem Black Friday?, Funciona no Brasil?, Porque?.

Quer saber tudo sobre o Black Friday? Então vamos lá:




1. O que é Black Friday?

Não vou ficar aqui contando toda história de como e quando surgiu, para quem quiser saber toda história pode dar uma olhadinha no Wikipédia que conta toda história do Black Friday.

O que nos interessa é que o Black Friday é o dia em que os comerciantes dos Estados Unidos (outros países também já estão aderindo) fazem a maior promoção do ano, com descontos de 50, 60% e podendo chegar em alguns produtos a 70, 80%.

2 - Quando acontece o Black Friday?

O dia oficial do Black Friday é a 4ª sexta feira do mês de novembro, que esse ano será no dia 28 de novembro, porém, muitas lojas começam a fazer promoções, já no inicio da semana (22 de novembro)

3 - No Brasil tem Black Friday?

No Brasil, o Black Friday teve sua primeira edição em 2010, porém, foi um desastre, as lojas tentaram enganar o consumidor, aumentando os preços dos produtos alguns dias antes para que no dia do Black Friday os consumidores achassem que os descontos fossem maiores do que realmente eram, o que gerou várias criticas e reclamações no PROCON.

Nos anos seguintes ocorreu o mesmo problema tanto que o PROCON fez uma lista de lojas para serem evitadas.

Na verdade, não é que não tenha Black Friday no Brasil, o que ocorre é que muitas lojas fazem propaganda, e na verdade quando vamos ver não tem nada de promoção, e outras, ainda, informam descontos muito maiores, e na realidade o desconto é quase nada. Tem lojas sim que fazem promoção de Black Friday, no entanto, os descontos são bem inferiores aos descontos das lojas no exterior.

4 - Porque no Brasil o Black Friday não funciona?

Na minha opinião o principal motivo para o Black Friday não funcionar no Brasil com descontos tão bons quanto aos descontos das lojas nos Estados Unidos são os impostos que são muito altos. Com impostos de 30%, podendo chegar a 70% (nos casos de games), como seria possível uma loja vender com um desconto de 40, 50%?

Basta ver o dia da liberdade de impostos onde algumas cidades aderiram um dia para vender alguns produtos sem impostos, nesse caso sim, os descontos foram realmente relevantes, como por exemplo um carro de aproximadamente 41 mil foi vendido por 29 mil, isso só tirando o valor do imposto.

Outro motivo é que nos Estados Unidos as lojas fazem essa promoção para limpar o estoque para a compra de novos produtos para o natal, enquanto no Brasil, as lojas preferem acabar com o estoque no natal e fazerem promoções para acabar com o estoque em janeiro, após o natal, onde muitas lojas aproveitam para fazer promoções de produtos que ficaram em exposição (e já não podem ser mais vendidos pelo mesmo preço do novo).

Mas não vou tirar a culpa das lojas, que ao informar descontos que não existem ou muito maior do que o que realmente é, faz com que esse dia perca toda a credibilidade.

5 - Onde aproveitar as promoções do Black Friday?

Nos Estados Unidos, geralmente, todas as lojas participam e tem descontos realmente ótimos, você pode encontrar aqui no blog em lojas no exterior que entregam no Brasil, uma lista de lojas para aproveitar o Black Friday, além disso, na semana e no dia do Black Friday postarei os descontos de cada loja.

No Brasil, há alguns sites de busca de desconto, como Buscadescontos e Zoom que estão promovendo as lojas que participam desse dia, você pode se cadastrar e eles enviam e-mail com as promoções.

Mas, também, vou ficar de olho, tanto antes, quanto no dia, as promoções (reais) e postarei no blog as promoções. Fiquem de olho ou inscrevam seu e-mail para receber informações.

6 - Vale a pena aproveitar as promoções do Black Friday?

No Brasil, como já falei acima, nem sempre o desconto é real, então, tem que pesquisar algumas semanas antes para no dia verificar qual é o desconto de verdade e se está valendo a pena.

Nos Estados Unidos, como já comentei aqui no blog em Quando vale a pena comprar nos EUA, tudo depende da quantidade comprada e do que você vai comprar. E nunca esqueça de somar ao valor da compra, o valor do frete, imposto e mais R$ 12,00 de taxa que o correio cobra quando sua compra for taxada e fica no correio aguardando a retirada.

Dica: Compare o preço para ver se compensa mais comprar e mandar entregar direto na sua casa ou enviar através de empresas que enviam para você no Brasil (as vezes o frete da loja fica mais caro do que é cobrado por essas empresas, além disso, quando a empresa tem o serviço de desembargo na alfandega você fica livre dos R$ 12,00 pago ao correio).




Bom, é isso, espero que tenham gostado, e, não esqueça de ficar de olho na semana do Black Friday para saber as lojas em promoção e descontos ou inscreva seu e-mail para receber as novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics