adsense

Ferramentas para descobrir sites falsos ou maliciosos

Comprar com segurança
Todo mundo sabe que o antivirus, apesar de proteger seu computador, não é totalmente seguro, mesmo com um bom antivivus, ninguém está livre de sites maliciosos que são criados só com a intensão de enviar vírus para seu computador e roubar os seus dados. Como se proteger desses sites? 

Fui a busca de algum programa que pudesse nos proteger desses sites e encontrei duas ferramentas: Scamvoid e Scamadviser.

O que fazem essas ferramentas:

Essas duas ferramentas são gratuitas e tem como principal objetivo detectar lojas online falsas e sites fraudulentos. 




Cada uma funciona de forma diferente, mas o resultado é o mesmo. Veja como funciona cada uma delas:

Scamvoid:

Comprar com segurança

É só colocar o endereço do site no local indicado e clicar em enviar.
No primeiro exemplo mostro um site que tem total confiabilidade:
Comprar com segurança
Essa é a parte principal, mostra se o site é falso ou não. No caso acima o site é verdadeiro e tem uma boa reputação. Pode até ser que o site não seja falso, mas não é muito conhecido, isto é, não tem muitas visitas ou não tem muitos links que ligam a ele, se o problema do site for só reputação, o site ainda será recomendável.

Quando o site não é recomendável aparece igual a figura abaixo:
Comprar com segurança


Agora veja abaixo como é qualificado o site. 

Comprar com segurança
Comprar com segurança
Site não é detectado pelos serviços de segurança - Aqui é informado se o site é usado para distribuir malware, isso é, se o site é usado para enviar vírus para seu computador. No caso acima, como está verde é confiável, o site não foi criado para enviar vírus para o seu computador.

Boa Confiabilidade MYWOT - WOT é um site, onde as pessoas recomendam ou não um site que visitaram ou que fizeram uma compra. É mais ou menos parecido com o Reclame aqui do Brasil, porém, no WOT qualquer pessoa pode dar sua opinião, seja favorável ou não, e também, não necessariamente, sobre um e-commerce, pode ser sobre qualquer site ou blog.

O problema é que o site não é muito conhecido, principalmente aqui no Brasil, então, quando não há nenhuma avaliação sobre o site, esse quesito não é levado muito em consideração, salvo o caso de ter avaliações ruins.
Comprar com segurança

No caso acima, é do meu blog, apesar dele aparecer no geral como um site confiável, nesse quesito ele aparece em amarelo porque o blog não tem avaliação no WOT, e, como acima você pode ler "não devemos considerar esta classificação" porque o MYWOT não é usado por muitos usuários da internet.
  
Aliás, se alguém quiser dar a opinião sobre esse blog é só clicar aqui e classificar o blog (o site é em inglês mas basta clicar no botão direito do mouse e em "traduzir para português).

Já quando o site tem avaliação ruim no MYWOT, ele aparece em vermelho. Por exemplo esse caso abaixo, que é o mesmo que é mostrado acima, no geral, como não recomendável.
Comprar com segurança

Bom vendedor MYWOT confiabilidade - Aqui é, é o mesmo caso acima, porém, só serve para e-commerce, e conta com as recomendações de pessoas que já compraram da loja em questão.

Site parece popular ou Boa Presença em redes sociais - Aqui o site é avaliado por ser um site conhecido ou não, no primeiro caso é avaliado pela quantidade de visitas do site e backlinks de outros sites, e o segundo é avaliado pela quantidade de compartilhamento nas redes sociais.

Website não é nova - Aqui o site é avaliado pelo tempo em que está funcionando.

Comprar com segurança

Apesar da ferramenta não levar em consideração o IP do site, ela mostra o IP do site, rank no Google e na Alexa.

Nesse ponto discordo da ferramenta, pois, considero o IP muito importante, porque o IP é o endereço do site, é através do IP que se consegue descobrir de onde vem as informações do site, e caso, o site roube seus dados, tem como saber qual computador fez isso. 

Portanto, recomendo que mesmo a ferramenta considere o site confiável verifique se mostra o número de IP. Não acho sites com IP desconhecido cofiáveis.

Outra coisa que notei também é que o IP do meu blog aparece localizado nos EUA e eu moro aqui no Brasil (se alguém souber o motivo e puder ajudar, comente no blog) . A única explicação plausível que encontro para isso  é que meu blog é do Google e como o Google fica nos EUA, a ferramenta reconhece como o endereço do Google. 


Essa outra ferramenta é bem parecida com a outra.

Vou demonstrar os mesmos sites que pesquisei e os resultados são bem parecidos. 
Comprar com segurança

Comprar com segurança

Como você pode ver, nas duas ferramentas o resultado é o mesmo, porém, nesse, além de informar se o site é recomendável ou não ele ainda da uma porcentagem de risco.

Conclusão:

As duas ferramentas são muito úteis para saber se um site é falso. 

E mais importante ainda, quando se trata de lojas no exterior, já que muitos métodos que usamos para comprar em lojas aqui no Brasil, como Reclame aqui, consulta do CNPJ, ou mesmo buscar informações sobre a loja, não funcionam para lojas no exterior, com essa ferramenta, podemos saber tudo sobre lojas no Brasil e no Exterior.




Espero que o post tenha sido útil. 

2 comentários:

  1. Como faço para acessar uma dessas ferramentas?

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Para acessar é só clicar no nome da ferramenta que quer usar, onde está escrito em azul.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics