adsense

Como consultar o Reclame aqui

Já ouvi muitas perguntas sobre a veracidade do site Reclame aqui. As perguntas eram mais ou menos assim: “Você confia no reclame aqui? Porque a loja ‘tal’ é muito boa mais tem várias reclamações sobre ela”.

Confio no Reclame aqui sim. O que acontece é que as pessoas não leem as perguntas e as respostas.

A verdade é que temos a tendência a reclamar e nunca elogiar, então, se aconteceu alguma coisa errada reclamamos e se a loja foi ótima não elogiamos, assim, no Reclame aqui, também, pelo fato de ser um site, como o próprio nome diz, para Reclamar, as pessoas só entram lá para deixar suas reclamações e não elogios. Dessa forma, qualquer coisinha a pessoa entra e reclama, mas, nunca elogia.

É obvio que quanto mais a loja vende, mais reclamações vai ter, afinal de contas até os melhores cometem erros, ou por sua culpa, ou de terceiros.

Então como vou saber, através do Reclame aqui, se a loja é boa ou não para comprar?






1 – Verificando qual a reputação da loja

A reputação da loja é formada a partir da opinião das pessoas que reclamaram. Quando o comprador reclama, a loja responde e resolve ou não a questão do comprador, aí o comprador tem a possibilidade de informar se voltaria a comprar na loja e a partir dessa informação a loja é qualificada.

2 – Veja se as reclamações foram atendidas

Verifique quantas reclamações a loja teve e quantas dessas reclamações foram atendidas. E lembre-se, se a loja não atende as reclamações, se você comprar dessa loja e tiver qualquer problema, ela também não vai te atender.

3 – Leia as reclamações e as respostas
Primeiro que já vi algumas lojas que constava que as reclamações foram atendidas, porém, a resposta da loja eram sempre a mesma resposta, informando somente como a empresa trabalha, uma resposta já pronta para todas as perguntas, sem responder o que foi questionado. E como nesse caso houve uma resposta, e, provavelmente, assim que a loja responde, seja qual for a resposta, automaticamente, fica constando como respondida, assim, mesmo que a empresa não resolveu o problema do comprador, fica constando, a primeira vista, que a empresa respondeu todas as reclamações.

Outro motivo para ler as reclamações e respostas, é que, muitas vezes as reclamações não fazem sentido, como uma vez eu vi a pessoa reclamar que não foi dado desconto na sua compra, ele tinha pago no cartão e o desconto era para pagamento no boleto, ou então, vi outro dia a pessoa reclamando de uma loja e não era a loja que ela tinha comprado.

4 – Tire suas próprias conclusões

Depois de ler as reclamações e respostas, veja se pra você essas reclamações faz diferença na sua compra, por exemplo, a loja atrasou 3 dias para entregar a mercadoria, se a loja atrasar a entrega, para você vai fazer diferença?

Eu mesma aqui no blog listei as lojas que já comprei e os motivos que eu gostei ou não de comprar na loja, pode ser que em algumas lojas que não gostei por esse motivo ou outro, para você não faça a menor diferença, então, para você, isso não vai ser motivo para não comprar.

E você, confia no Reclame aqui? E quais os motivos fariam você desistir de comprar em uma loja? Dê sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics