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Segurança para comprar on-line

Você tem medo de comprar on-line? A internet não é nenhum bicho papão, desde que você tome alguns cuidados, não há o que temer.


Comecei comprar on-line há algum tempo, compro de tudo, desde cartuchos para impressora até azulejos para o banheiro, de uma blusa até brinquedos em lojas internacionais. Lógico, tive alguns probleminhas, mais isso poderia ter sido evitado se tivesse buscado mais informações sobre a loja, mas, no final consegui resolver esses problemas e receber meu dinheiro de volta.

Aqui vão algumas dicas para que você evite ter problemas quando for comprar on-line:


1 – Não compre em qualquer computador
Não compre em um computador público, use sempre um computador particular, com um antivírus atualizado e não use internet sem fio em lugares públicos;

2 – Pesquise sobre a loja
Faça uma pesquisa para saber se alguém que já comprou nessa loja teve algum tipo de problema, como entrega, entrega no prazo, cancelamento da mercadoria, troca de mercadoria, devolução do valor pago, etc. Existem muitos blogs onde as pessoas expõem suas experiências com as lojas que já compraram.  
Além disso, você pode verificar no www.reclameaqui.com.br, que é um site onde as pessoas reclamam das lojas em que tiveram problemas. Lá você consegue ver qual foi a reclamação, o que a loja respondeu e se o problema foi solucionado. Assim, você pode avaliar se vale a pena ou não comprar naquela loja.
Outra opção é dar uma olhada no site do PROCON http://www.procon.sp.gov.br/reclamacoes.asp, onde, pelo CNPJ da loja você verifica se já houve reclamações dessa loja.
Atenção: Não leve em consideração a loja ser uma loja conhecida e ser uma loja grande, á comprei em loja que tem uma rede de loja física grande, muito conhecida e me decepcionei.







3 – Atenção para o prazo da entrega
Observe que o prazo só começa a ser contado após a verificação do pagamento, quando pago com cartão, geralmente é aprovado na hora, mas, se pago em boleto, demora até 3 dias.
Em muitas lojas, é dado o prazo de processamento (tempo em que a loja leva para preparar o pacote para mandar a mercadoria) mais o prazo de entrega (o tempo em que a mercadoria leva ao sair da loja até chegar na sua casa), você tem que somar os dois prazos, para saber exatamente em quanto tempo a mercadoria chegará em sua casa.
Verifique quando a loja enviar o e-mail da sua compra se está descrito o prazo para entrega da mercadoria. Caso não venha o prazo de entrega peça para que a loja confirme esse prazo.


4 – Pagamento
Quando for inserir seus dados pessoais e do cartão de crédito verifique se há o “cadeado de segurança”.







5 – Assegure-se de que caso tenha algum problema com a entrega conseguirá receber seu dinheiro de volta.
O PayPal, o PagSeguro e o BCash são empresas que servem como intermediário entre o comprador e o vendedor. Você se cadastra, registra os dados do seu cartão e quando for fazer uma compra você não precisar informar os dados do seu cartão para a loja.
Eles também prestam o serviço de intermediário no caso da compra não chegar ou não estar de acordo com o que foi combinado com o vendedor, porém, no site do reclame aqui, têm muitas reclamações contra as três operadoras.
Eu, particularmente, tenho as três contas, no entanto só utilizei esse serviço do BCash e fui atendida muito bem, não recebi a mercadoria, abri a disputa no BCash, eles entram em contato com a loja e rapidamente o dinheiro foi devolvido.
Outra opção para reclamar por não receber a mercadoria ou por não ter sido cumprido o combinado é diretamente através da operadora de cartão de crédito. Já tive que utilizar e também fui atendida prontamente.
Só que no caso da operadora de cartão de crédito você precisa enviar um e-mail para a loja pedindo o cancelamento da compra e explicando o motivo do cancelamento. 
É muito importante que você tenha provas por escrito tanto do prazo de entrega, quanto do  cancelamento por não ter sido cumprido o prazo de entrega. Prefira fazer as reclamações, cancelamento ou qualquer outro contato com a loja através e-mail, pois assim, terá provas que entrou em contato com a loja.


ATENÇÃO:  É obrigação da operadora do cartão de crédito, cancelar o pagamento, quando solicitado pelo comprador, caso este pedir o cancelamento, por qualquer motivo em até 7  dias da entrega da mercadoria. Assim como, o BCash, o Paypal e o Pagseguro, têm que cumprir o que prometeu (devolução do dinheiro quando a mercadoria não foi entregue). Ver mais detalhes em “Onde Reclamar”

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